Informações & Tutoriais

Separamos abaixo algumas informações sobre o sistema

As atualizações são realizadas semanalmente ou em alguns casos emergenciais são realizadas mais de uma vez por semana.

Data de Publicação: 21/04/2024

Correção de variáveis mustache nas mensagens de encaminhamento

Validação em produção da API #732

Alteração do formato de recuperação de mensagens em adequação a 732 API

Correção na atualização de campos adicionais no CRM

Melhoria no processo de disparo via API e Campanhas

Melhorias no processo do intervalo de pausa das campanhas

Status do operador na tela de transferência [ONLINE / OFFLINE]

Melhoria na performance de busca de contatos no “Pesquisar”

Implementação do Modo Restrito

Ajuste na exibição da página de conexões

Ajuste na exibição da página de campanhas

Correção da atualização automática de tela no “Olhinho – Espiar Conversa”

Preenchimento automático de configurações para novas empresas cadastradas

Primeiro Acesso

                – Realizar a configuração global.
                – Adicionar uma Conexão.
                – Adicionar as Filas&Chatbots.
                – Adicionar a Equipe.
                – Vincular as Filas na Conexão, vincular as filas nos usuários de sua equipe.

Configurações Iniciais

As primeiras configurações necessárias a serem realizadas no sistema são:

Acesse “Configurações” no menu esquerdo e verifique se todos os campos estão preenchidos. Nenhum campo pode ficar vazio.

Leia todas as configurações atentamente, pois você, como administrador da sua empresa, tem acesso para configurá-las de acordo com as suas necessidades.

Após revisar e preencher todas as configurações, o próximo passo é vincular uma conexão ao sistema

Adicionando uma Conexão

Acesse o menu “Conexões” e clique em “Adicionar nova conexão“.

Então após preencher da forma que você deseja as configurações
globais do sistema o próximo passo será vincular a seu WhatsApp Ao Whabox.

Todas as configurações são bem explicativas e nós iremos detalhar
neste manual.

Nome: Adicione um nome para sua conexão do seu
WhatsApp este nome será Para organização interna sua É de sua equipe lembre se
que é necessário ao menos uma das conexões ativas estarem marcadas como padrão.

Conexão padrão: Caso você tenha apenas uma conexão no
sistema marque ela como padrão caso você tenha mais de uma conexão no sistema certifique-se
que uma conexão ativa esteja marcada como padrão.
 

Arquivo de capa: Normalmente é utilizado uma foto para ser
enviada após o recebimento da primeira mensagem. Para utilizar o arquivo de
capa você precisa primeiro fazer o upload desta imagem dentro do sistema. Para
isso No menu esquerdo procure por Gerenciador de arquivos, O gerenciador de
arquivos é onde você irá fazer o upload de todos os arquivos que você deseja
utilizar no sistema. Este é um campo opcional. 

Mensagem de saudação: Defina uma mensagem que será enviada
ao receber uma nova mensagem em seu WhatsApp.
Ou seja, A mensagem de saudação será enviada ao receber uma nova mensagem. 

Mensagem de conclusão: Defina uma mensagem para ser enviada
ao encerrar o atendimento.

Mensagem fora de expediente: Defina uma mensagem para enviar caso
você opte em Não receber Mensagens após o expediente. Esta é uma mensagem
opcional.

Mensagem de avaliação: Defina uma mensagem para ser enviada
no caso você opte em Que os atendimentos sejam avaliados após o encerramento.
Esta é uma mensagem opcional. 

Inatividade: Selecione o período que o ticket de
atendimento será encerrado após determinada inatividade. No exemplo acima
automaticamente após 3 dias de inatividade o ticket de atendimento será
encerrado e será enviado a mensagem para o contato informando que seu atendimento
está sendo encerrado por inatividade para reabrir envie uma nova mensagem. 

Token: Este é um campo opcional e também é uma
função um pouco mais avançada, ela é utilizada para realizar integração entre
sistemas você pode deixar em branco caso não necessite de nenhuma integração
externa. A maioria das empresas não necessita.

Webhook: Este é um campo opcional E também uma função
mais avançada. Você pode deixar em branco pois a maioria das empresas não
necessitam.

Ignorar números: Este é um campo opcional e você também pode
deixar em branco. Digite os números de telefone que você deseja que o sistema
ignore por completo a nível de conexão ou seja o número que você digitar o
sistema irá ignorar.

Exemplo: 5511976444411

(DDI + DDD + NÚMERO)

Filas: Inicialmente não terá nenhuma fila criada,
porém as filas são de Extrema importância pois são elas que irão realizar a
divisão de atendimento por departamentos ou a organização de seus atendimentos.
Iremos Inicialmente Finalizar a configuração da conexão, criar as filas, Dar as
permissões necessárias para os usuários de sua equipe, voltar às conexões e
vincular as filas às conexões. 

Pois o sistema funciona da seguinte forma:

Conexão: É o WhatsApp conectado e o mesmo deve ser
vinculado às filas.

Filas: São os setores ou departamentos que a sua
empresa irá definir.

Equipe: É o time de atendimento de sua empresa que
irá utilizar o sistema.
 

Após: Após determinado período o atendimento será
movido para uma determinada fila ou setor.
Sugestão: Preencha o após com 5 minutos
Que defina uma fila de atendimento, pois caso o SEU LEAD Não consiga interagir
ou não selecione nenhuma opção do chatbot, após 5 minutos Este atendimento será
movido para A Fila de atendimento, evitando que aquele tíquete de atendimento
fique perdido no menu inicial.

Finalize a configuração clicando em adicionar no botão abaixo.

Pronto sua conexão está praticamente configurada faltando apenas
nós adicionarmos A Fila ou as filas para serem escutadas dentro da conexão.

Lembrando que essa configuração é necessária somente ser realizada
uma vez.

Agora vamos para o próximo passo, Criação das filas&Chatbot

Filas e chatbot:

As filas e chatbot são os setores de sua empresa para podermos fazer a divisão dos
atendimentos e até mesmo a organização.

Por exemplo,
Sua empresa Um exemplo terá 3 filas de atendimento/setores, 2 funcionários com
permissão de usuários E 2 administradores com permissão total.

Então devemos criar as 3 filas de atendimento/setores.

Vamos agora fazer nossa primeira fila:

Conforme exemplo abaixo:

 

(Clique em Adicionar Fila)

Nome: É o nome
do departamento que aparecerá no menu quando você receber uma mensagem ou seja,
ao receber uma nova mensagem em seu WhatsApp Automaticamente você responderá
com a mensagem de saudação da conexão e as filas para serem selecionadas.

Então, defina um nome para o setor que irá aparecer no menu para o seu lead escolher.

Ordenar: É a ordem que esta fila aparecerá no menu você pode definir a ordem de zero a 999.

Cor: Defina uma cor para esta fila.

Rodízio de atendentes: É opcional. Esta função quando configurada será dividido o
atendimento entre os seus funcionários.

Notificar o operador no WhatsApp: Opcional. Esta função quando configurada
será enviado uma notificação ao seu operador via WhatsApp.

Tempo de
escala
: opcional.

Chatbot Externo: Mantenha desativado.

Arquivo de capa: Será um arquivo que vai ser enviado quando selecionarem A Fila.
Para adicionar um arquivo de capa é necessário primeiro você adicionar este
arquivo dentro do gerenciador de arquivos. Normalmente é utilizado uma imagem
ou é deixado em branco.

Mensagem de saudação: É a mensagem que será enviada Quando selecionarem A Fila.

Palavra chave e gatilho: Você pode definir palavras chaves para que esta fila seja
ativada sem a necessidade do seu lead selecionar o menu como por exemplo se A
Fila chama se financeiro você pode adicionar palavras chaves como financeiro
boleto pagamento para que quando receber este tipo de mensagem automaticamente
o seu lead será movido para A Fila financeiro.

OpçõesAs opções são submenus da fila, no qual você pode adicionar quantos você desejar. Lembre se de sempre salvar Todas as opções quando adicionar.

 

 No menu superior dentro da fila você verá que tem mais 2 opções:

 

Horários de atendimento E integrações…

O horário de atendimento você pode definir a nível de fila ou a nível de usuário
conforme você preferir caso você tenha definido nas configurações que será o
expediente por fila estará habilitado para você configurar o horário de
atendimento desta fila. Caso você tenha deixado desabilitado nas configurações
horários de Expediente por fila estará desabilitada para você configurar dentro
da fila esta opção.

Integrações: Você pode realizar integrações há sistemas externos para deixar o seu chatbot mais
inteligente, utilizando typebot ou flowise. Entre em contato com o suporte caso
deseje Ou tenha dúvidas de como realizar esta integração.

 

 

Após finalizar as configurações da fila clique em salvar.

Agora crie todas as filas que você deseja que o sistema tenha para sua empresa.

 


Conforme exemplo na imagem acima criamos 3 filas para exemplificar como funciona.

Então criamos uma fila para o comercial uma fila para o financeiro e uma fila para o atendimento
humano.

Essas filas são os 3 setores que a nossa empresa de exemplo terá.

Ou seja, se nós temos 3 funcionários em nossa Equipe de atendimento, sendo que cada um
deles atuam em determinados setores, iremos configurar para que cada
funcionário tenha acesso a somente o seu setor de atendimento. Então quando
chegar um atendimento para o comercial somente o seu funcionário que tem acesso
a fila comercial vai visualizar e responder aquele ticket de atendimento
(Chamamos de ticket de atendimento todas as mensagens Recebidas em seu
WhatsApp).

  

Agora vamos para as equipes, A equipe é onde você irá adicionar todas as pessoas que
terão acesso ao box tanto os administradores quanto supervisores quanto
usuários.

Administrador:
Acesso total ao sistema.

Supervisor:
Acesso parcial ao sistema, não pode realizar modificações nas configurações do
sistema.

Usuário:
Acesso ilimitado ao sistema. Normalmente você irá configurar como usuário os
seus funcionários que irão realizar os atendimentos para Sua empresa. Pois
desta forma O seu funcionário terá o acesso limitado ao sistema somente
conforme você definir.

 

 

Vamos criar agora um membro de nossa equipe.

Clique no menu equipe, E clique em adicionar usuário.


 

Vamos explicar cada item da imagem acima.

Nome: É o nome do seu funcionário Ou do usuário ou administrador que você deseja adicionar ao sistema.

Senha: É a senha que o seu usuário irá utilizar para fazer o login ao sistema.

Número do WhatsApp: É o número do WhatsApp pessoal do seu funcionário caso você deseje que ele seja notificado via WhatsApp ou até mesmo para fazer uma recuperação da conta caso ele esqueça a senha.

Email: Adicione um e-mail do seu funcionário caso ele esqueça a senha dele ele pode recuperar via E-mail.

Perfil: É onde você irá definir se ele vai ser um usuário um supervisor ou um administrador.

Filas: É onde você irá definir quais as filas que este usuário terá acesso, ou seja, no exemplo acima este usuário terá acesso ao atendimento humano E A Fila comercial. Ele não terá acesso à fila financeira pois é outro usuário que faz o atendimento da fila financeira em nosso exemplo. Então Quando chegar uma nova mensagem no WhatsApp E o seu lead escolher A Fila comercial ou atendimento humano, aparecerá para o Fernando dentro do menu chats de atendimento para ele realizar o atendimento. Agora se o seu lead escolher A Fila financeiro, O Fernando não visualizará pois nós não selecionamos essa fila para ele ter acesso. Somente terá acesso A Fila financeiro quem for selecionado para ter acesso à fila financeiro.

Conexão padrão: Selecione a conexão padrão deste usuário, você pode selecionar a mesma conexão padrão do sistema que você definiu dentro do menu Conexões.

Mensagem de despedida: Ao encerrar o ticket de atendimento você pode selecionar se deseja encerrar este ticket com uma mensagem de despedida ou não.

Caso você tenha selecionado para ser enviada mensagem de despedida será enviada esta mensagem que você digitar.

Hora Inicial E hora final: Será o horário que o usuário poderá acessar o sistema ou seja este usuário Fernando só poderá acessar o sistema das 8: 00 às 17: 00. Caso ele tente acessar fora deste horário ele não irá conseguir.

Sobre as funções Perfect, RD station e CVCRM, São integrações externas com CRM. Você pode deixar em branco.

 

Clique em adicionar E pronto Foi criado o login para o Fernando acessar o sistema.

 

Agora que já realizamos A configuração geral do sistema, criamos a conexão padrão do seu WhatsApp ao sistema, criamos as filas e setores de sua empresa, E criamos o funcionário vamos agora verificar se está tudo ok com o vínculo entre conexão funcionário e fila.

Acesse o menu conexões novamente:

Clique no lápis para editar ou Visualizar as configurações da conexão criada
anteriormente.


E agora adicione as filas que criamos, isso significa que a Conexão terá acesso às 3 filas que nós criamos. Então o sistema irá funcionar da seguinte forma:

Ao receber uma mensagem em seu WhatsApp O sistema irá enviar a mensagem de saudação que você definiu dentro da conexão E As 3 filas que criamos como menu de atendimento para serem escolhidas.

Clique em sempre em salvar para finalizar a configuração Da conexão.

Agora vamos verificar se o usuário está vinculado corretamente:

 

Acesse o menu equipe novamente clique no lápis de cada usuário e verifique se eles estão vinculados às filas que você deseja que cada usuário tenha acesso.

 

Lembrando que é necessário fazer isso para todos os usuários inclusive os administradores. Se você não deixar acesso a uma determinada fila para um usuário ele não irá visualizar aquele atendimento. Então caso você deseje que este usuário atenda todos os setores você seleciona todas as filas e clique em salvar.

 

Pronto Você realizou a configuração inicial do seu sistema.

Essa configuração não é necessária realizar novamente apenas caso você tenha interesse em modificar alterar alguma informação.

 

Caso tenha alguma dúvida entre em contato com o suporte.

Entendendo como funciona a lógica para usar corretamente o WhaBox

Para o funcionamento correto, lembre que as 3 funções devem estar sempre conectadas:

Conexão: é o WhatsApp, ele deve ser configurado para ter acesso a uma ou mais filas inicial.

Filas: é o chatbot ou departamentos que você deseja criar, e as filas devem estar conectadas a(s) conexões e também a cada usuário de sua equipe.

Equipe: são as pessoas de seu time que utilizarão o sistema. Podendo ser Adm, Gerente ou Funcionário. No qual você vai estabelecer individualmente quais filas/departamentos esse usuário terá acesso. 

Então, se você criar duas filas “Atendimento” e “Chatbot Inicial”.
No qual a fila de “Atendimento” será para a realização do atendimento humano. E a fila “chatbot inicial” será para criarmos um chatbot automático para ser enviado ao receber uma nova mensagem.

Na Conexão, você vai adicionar somente a fila “Chatbot inicial”, pois você deseja que ao receber uma nova mensagem, o sistema encaminhe para essa fila e essa fila enviará as mensagens de atendimento automatizado.

Na Equipe, você vai adicionar somente a fila de “Atendimento” ao seu funcionário, pois você quer que o funcionário enxergue somente os tickets que estão aguardando o atendimento humano, e não interrompam o chatbot inicial. (Para o login de ADMINISTRADOR, você pode adicionar todas as filas, pois assim você pode ir acompanhando a conversa de todas as filas em tempo real).

 

 

Pode parecer um pouco complicado inicialmente, mas fique tranquilo pois é necessário configurar apenas 1 vez. E em caso de dúvidas de como configurar, entre em contato conosco que iremos fazer essa configuração inicial juntos.

Em atualização.